Saúde e longevidade: como garantir um futuro sadio?

Laboratório Carlos Chagas: Saude e longevidade

Saúde é resultado do nosso equilíbrio entre o bem estar físico, mental e social, conquistado nas pequenas ações do dia a dia.

Todos nós buscamos uma longevidade saudável, mas será que estamos atentos aos hábitos que mantemos em nossa rotina ou será que eles estão nos levando na direção contrária e nem nos atentamos a isso?

Para garantirmos um futuro sadio, claro que dependemos de fatores genéticos, mas segundo pesquisas, eles são responsáveis por apenas 25% do nosso envelhecimento e os 75% restantes, são determinados pelo nosso estilo de vida e do ambiente.

Por isso, é fundamental que estejamos sempre refletindo sobre nossa rotina, nossos hábitos, nossos comportamentos e buscando maneiras de eliminar ou substituir aquilo que pode estar de alguma forma comprometendo nossa longevidade ou a qualidade do nosso futuro.

Separamos alguns hábitos que podem ser incluídos em sua rotina e que podem te ajudar a garantir um futuro melhor:

  • Tenha uma alimentação saudável: busque uma alimentação mais natural, com frutas e legumes, sempre com nutrientes variados; utilize temperos naturais, evite alimentos industrializados e excesso de óleos, gorduras e sal. Uma alimentação desequilibrada favorece o surgimento de doença.
  • Beba água sempre, e não apenas ao sentir sede: manter nosso corpo hidratado tem inúmeros benefícios. Ajuda no funcionamento intestinal, ajuda no funcionamento dos rins, no controle da pressão arterial, evita o envelhecimento da pele e ainda pode evitar dores de cabeça, constipação e ressecamento da pele e boca, por exemplo.

  • Evite o sedentarismo: o ideal é realizar atividade física regularmente. A prática de atividade também trás diversos benefícios, mas é necessário que a prática se mantenha.

  • Tenha atividades de lazer: pratique um esporte, cante, dance, ouça música, leia, escreva, cozinhe, pinte… Fazer algo que gosta é um momento de individualidade e liberdade interior que faz bem em qualquer idade. Faça aquilo que te faz feliz.

  • Evite a automedicação: por mais que os medicamentos possam ter eficácia no combate à doenças, o uso de diversos medicamentos simultaneamente pode aumentar as chances de efeitos adversos, podendo impactar na saúde. O ideal é tomar apenas medicamentos com prescrição médica.

  • Cuidado com o estresse: um estilo de vida onde o estresse é constante pode levar ao desgaste de tecidos e órgãos, aumentando o risco para doenças cardiovasculares, transtornos neuropsiquiátricos, doenças infecciosas, metabólicas e tumores.

Não se esqueça, pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças. Então escolha um hábito para iniciar agora e começar a fazer a diferença em sua vida!

 

Fontes:

https://abran.org.br/2020/07/31/como-viver-mais-e-melhor/

https://www.pucrs.br/blog/5-habitos-para-alcancar-a-longevidade-com-saude/

https://sbgg.org.br/

https://absono.com.br/

 

publicado
Categorizado como Artigos